11 de abr. de 2013

Assintecal e MOVE buscam parcerias tecnológicas

A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) promoveu reunião técnica nesta segunda-feira (8) com a MOVE – Associação Brasileira de Artigos Esportivos para tratar das necessidades da industria esportiva quanto aos componentes de calçados. O encontro, realizado no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS, foi pautado por dois temas:
 
  • automação de processos serigráficos e pintura silk screen
  • substratos do cabedal e filmes de fusão, destinados para o cabedal do calçado esportivo
 
Participaram do encontro 40 empresários do setor de componentes e fabricantes de calçados.

Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, disse que essa iniciativa contribuirá para colocar o setor brasileiro como fornecedor global e competitivo no segmento. Ponto ressaltado também por André Raduan, diretor-executivo da MOVE. Segundo ele, o foco é o desenvolvimento local das indústrias, de ambos os lados. “O objetivo maior é fazer com que esse setor seja um polo exportador para o mundo. Por exemplo, a decisão de compra de uma Adidas, Nike, Puma, Alpargatas não é baseada em necessidades de uma dessas marcas produzidas no Brasil, mas é uma compra feita para o mundo”, afirmou Raduan.

Por isso, reforçou que a formação de parceiros com esse nível de conhecimento e de atendimento a demandas fará com que um tênis seja competitivo em todo o mundo. Segundo o executivo da MOVE, os temas que estão sendo discutidos podem se transformar em uma solução para os fabricantes de calçados esportivos, que hoje precisam se planejar com antecedência, fazer estoques e principalmente importar por não ter opções locais. Ainda neste mês, acontecerão novas reuniões em que os fabricantes de componentes devem fornecer um calendário de prazos para o desenvolvimento de produtos acordados.

PLANOS DE AÇÃO - Ao todo, serão discutidos 24 itens, sendo que nesse encontro foram cinco - como são temas técnicos, as avaliações são por bloco de assuntos. O resultado final das rodadas de conversas entre fabricantes de componentes e de calçados esportivos será a elaboração de planos de ação, sendo que a Assintecal deverá apoiar as empresas nas suas demandas. “Podem surgir demandas tecnológicas, que, caso haja necessidade, poderemos até mesmo contatar o governo para auxiliar em uma solução”, observou Ilse.

A superintendente explicou, ainda, que há uma grande oportunidade para que o setor torne-se um inovador em tecnologia e não um replicador. Como exemplo, citou que no segmento de serigrafia há a necessidade de inovação para automatizar completamente o processo, além de uma atuação maior para que os solventes sejam base água. O processo de costura também está sendo substituído por partes fusionadas, como alternativa para redução de mão de obra. Já Oséias Schroeder, vice-presidente da Assintecal e mediador do encontro, lembrou que o setor esportivo é o principal responsável pelas inovações tecnológicas do complexo calçadista e gerador do desenvolvimento de novos insumos que atendam outros segmentos.

SAIBA MAIS

A MOVE representa as principais fabricantes de calçados esportivos em nível global, como Adidas, Alpargatas, Asics, New Balance, Nike, Okley, Paquetá, Puma, Reebok, Skechers e SPR Franquias (http://www.move.org.br)
 
Fonte: Assintecal
 
 

Nenhum comentário: