26 de nov. de 2013

Grupo Paquetá anuncia loja do futuro em 2014

Formado por redes varejistas do setor de calçados, o Grupo Paquetá irá implementar em 2014 a emissão de notas fiscais eletrônicas em suas unidades. A iniciativa faz parte do projeto loja do futuro, que pretende incrementar as vendas da companhia - dona de marcas como Capodarte, Dumond e Ortopé.

"Um dos principais objetivos é reduzir as filas", afirma Gervásio Scheibel, gerente corporativo de sistemas de informação da empresa.

Na prática, a novidade vai funcionar assim: o vendedor terá em mãos um aparelho com informações sobre os produtos da loja. Escolhido o calçado, um estoquista trará a peça e, em caso de compra com cartão, a nota fiscal eletrônica será emitida imediatamente - eliminando a necessidade do cliente ir até o caixa.


Testado em uma das lojas da rede entre julho e outubro, a implementação da loja do futuro nas 180 unidades próprias da Paquetá custará 5 milhões de reais. "Esse dinheiro vai para fins que vão do aumento do número de tomadas para recarga dos aparelhos ao treinamento dos nossos 3.000 vendedores", explica Scheibel.

Segundo ele, a loja do futuro não implicará em demissões - mas sim numa nova ocupação para os antigos caixas. Rebatizados como Central de soluções, eles agora cuidarão apenas das compras que não forem pagas com cartão e da venda de outros produtos da empresa - como empréstimos e seguros.

O Grupo Paquetá viu seu faturamento pular de 1,9 bilhão de reais em 2011 para 2,2 bilhões de reais no ano passado. "Até 2020, a meta é chegar a 5 bilhões", revela Scheibel. O conglomerado tem quatro empresas no mercado varejista: Paquetá Calçados, Paquetá Esportes, Gaston e Esposende.

Após perder 80% do mercado para os chineses e demitir 2.500 funcionários em 2008, a companhia finalmente parece estar dando a volta por cima.

Fonte: Exame.com
Foto: Divulgação/Grupo Paquetá

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