4 de mai. de 2012

A história dos tênis - Mizuno


A história de uma das mais tradicionais marcas esportivas do mundo começou exatamente no dia 1 de abril de 1906 quando Rihachi Mizuno, um devotado fã do basebol, e seu jovem irmão Rizo, fundaram a Mizuno Brothers Ltd. na cidade japonesa de Osaka, para fabricar, inicialmente, produtos ortopédicos. Talvez isso explique porque, mais de um século depois, a Mizuno seja uma das marcas que mais entende de pés. Já no ano seguinte a empresa iniciou as vendas de produtos e equipamentos para a prática do basebol, golfe e atletismo, em sua grande maioria importados dos Estados Unidos, além de acessórios como mochilas, munhequeiras, bonés e roupas esportivas.

Alguns anos depois, em 1910, a pequena loja mudou de local e nome, passando a chamar Mizuno Shop. Nesta época começou a patrocinar campeonatos de baseball e a estampar sua marca em roupas esportivas. O sucesso da pequena empresa fez com que, em 1912, fosse aberta a primeira filial na cidade de Tóquio. No ano seguinte, Rihachi, decepcionado com a qualidade dos materiais de basebol importados resolveu iniciar a produção de tacos e luvas para a prática desse esporte, inaugurando, em 1914, a primeira fábrica para a produção de equipamentos esportivos. Até a década de 20 a Mizuno esteve envolvida diretamente com formações de pequenas ligas e torneios de basebol pelo Japão.

 Em 1921 iniciou a produção de equipamentos para a prática do golfe. Dois anos depois foi a vez dos equipamentos de esqui na neve ganharem importância dentro da empresa, que mudou seu nome para Mizuno Sporting Goods Company.
Nos anos seguintes várias outras lojas foram abertas por cidades japonesas. Quando completou 30 anos de existência, em 1936, a empresa começou a fabricar planadores. Com o início da Segunda Guerra Mundial a empresa teve suas atividades praticamente paralisadas.

A Mizuno começaria a ganhar projeção internacional somente após o término do conflito, nos Jogos Olímpicos de 1948 quando o atleta americano, Smith, da equipe de atletismo, conquistou a medalha de ouro no salto com vara usando um equipamento produzido pela empresa. Sempre inovando em pesquisas, a marca inventou e patenteou o taco condensado de basebol no ano de 1957.


Nos anos que se seguiram a marca esteve envolvida em inúmeras atividades, como em 1966 quando assinou um contrato com a australiana Speedo para desenvolver equipamentos para natação. Pouco depois, em 1969, estabeleceu a subsidiária americana na cidade de Los Angeles, ingressando no enorme mercado esportivo americano. Em 1975 começou a comercializar um modelo de taco de basebol feito de metal, que o tornava bem mais leve que os outros.

O ano de 1977 foi muito marcante para a Mizuno, pois foi o início da era de patrocínios de atletas profissionais renomados, como o golfista espanhol Seven Ballesteros. O atleta Carl Lewis, um dos maiores ídolos do atletismo americano da época, assinou contrato de patrocínio com a Mizuno em 1987. No ano seguinte foi a vez da atleta americana Florence Griffith Joyner passar a vestir material da marca, além da famosa seleção de rúgbi da Nova Zelândia, conhecida como All Blacks.

Foi no início desta década que a subsidiária americana passou a desenvolver, fabricar e distribuir equipamentos, calçados e vestuário para o setor esportivo em diversas modalidades: atletismo, voleibol, beisebol, entre outras. No Brasil, a marca também apareceu nesse período. A fabricação e representação dos produtos da marca no Brasil é concedida à São Paulo Alpargatas S/A, desde 1996.


Na década de 90 o marketing esportivo ganhou ainda mais força dentro da empresa, que assinou contratos de patrocínios com grandes atletas como o tenista Ivan Lendl e o golfista Nick Faldo, além de patrocinar inúmeras equipes olímpicas. Nesta década a empresa fortaleceu sua presença internacional, e na década seguinte iniciou a inauguração de uma série de mega-lojas da marca com a primeira unidade sendo aberta na China em 2004.

Em 2003 ocorre o lançamento do tênis para corridas Mizuno Wave Creation. O tênis é ideal para a prática de corridas, caminhadas ou treinos e está disponível para mulheres e homens, produzido com a mais avançada tecnologia, possuindo design moderno e fashion, valorizado pela tecnologia Wave, que proporciona amortecimento e estabilidade ao mesmo tempo, além de tecnologias complementares que são indispensáveis para pessoas que buscam o melhor calçado para a prática de seus exercícios.

Algumas tecnologias da Mizuno:

VS-1: absorve choques, prolonga a duração do amortecimento e realça suas propriedades por intermédio da resistência de um conjunto de compressões.

Airmesh: tecnologia (tecido de nylon com tramas mais abertas) que possibilita manter um alto padrão de ventilação permitindo que o pé se mantenha fresco.


Dynamotion  Fit: tecnologia de construção que evita a deformação do talão e o Stress do calcanhar, fazendo com que o movimento do pé interaja perfeitamente com o calçado.

X-10: uma borracha carbonada que permite uso prolongado em áreas de alto impacto e proporciona mais tração na batida do calcanhar.


Fontes:

 

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de comprar esse modelo ainda existe para venda?
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