8 de jun. de 2012

A história do tênis: Reebok

Em 1890, nos arredores da cidade inglesa de Bolton, o jovem Joseph William Foster, membro do clube atlético British Bolton Primrose Harries, observou que vários corredores eram mais rápidos do que ele, e começou a procurar uma forma de melhorar seu desempenho nas pistas. Martelando um conjunto de pregos feitos por ele nas solas de seus calçados descobriu que seu desempenho melhorava. Assim, em 1895, ele constituiu a J.W. Foster and Sons e começou a confeccionar os calçados para atletismo com travas (spikes) a mão para os principais corredores do país. Uma curiosidade: o modelo Foster Deluxe Spike foi líder em sua categoria por 50 anos, causando uma revolução na tecnologia usada na fabricação de calçados esportivos. Não demorou muito para conquistar uma clientela internacional elitizada.


 Foster Deluxe Spike

A Reebok continuou a revolucionar a indústria de calçados esportivos inventando outros produtos como o “Running Pump” que foi apresentado em 1909. Nas olimpíadas de 1924 atletas já calçavam os tênis feitos por Foster. Somente em 1958, quando a empresa passou para as mãos de seus filhos James e John e de seus netos Jeffrey e Joseph, surgiu a marca Reebok, inspirada em uma espécie de gazela africana muito veloz chamada Rhebok.

 Modelo baseado nos originais fabricados por volta de 1930

Em 1979, Paul Fireman, um grande distribuidor de produtos esportivos, apresentou os tênis Reebok em uma Feira Internacional de Esportes. Negociou a licença e a distribuição do produto para os Estados Unidos e nesse mesmo ano, três modelos eram introduzidos no mercado norte americano custando US$ 60, sendo os tênis de corrida mais caros do mercado na época.

 Jeffrey e Joseph Foster fabricando um Reebok

Em 1981, com as vendas excedendo US$ 1.5 milhões, a empresa começou a dar o grande passo para o reconhecimento mundial da marca ao lançar, em 1982, o primeiro tênis atlético feminino, especialmente desenvolvido para a prática da ginástica aeróbica, chamado Freestyle - conhecido atualmente como Classic - que se tornou o tênis feminino mais vendido do mundo. Com este produto a Reebok antecipou e encorajou três tendências de peso que transformaram a indústria do calçado esportivo: o exercício aeróbico, o fluxo das mulheres na prática esportiva e a fabricação e aceitação do calçado esportivo adequadamente desenhado para adultos, tanto para uso na rua como “casual”. O sucesso do produto levou ao lançamento da versão com cano alto (identificada por dois vélcros ao redor do tornozelo) e várias cores como preta, vermelha, amarela, azul e até cor-de-rosa. Além disso, um modelo masculino também foi lançado, o Ex-O-Fit, que foi desenhado pelo neto de Joseph William, David Foster.

 Freestyle de 1982

 Ex-O-Fit de 1982

Em 1984 Paul Fireman comprou a empresa da família Foster. Nesta década a Reebok começou sua expansão internacional com a distribuição de seus produtos na Dinamarca (1984), França (1984), Itália (1986), Suíça (1986), Suécia (1986), Alemanha (1987), Espanha (1987) e Portugal (1987). Através de ofertas públicas de ações no final desta década, a Reebok captou aproximadamente US$ 160 milhões em capital, possibilitando a diversificação de sua linha de produtos através da aquisição de outras empresas de calçados como a Rockport (uma das empresas mais importantes em design de tênis casuais de alto conforto para caminhadas), Frye, Avia e a italiana Ellesse (fabricante de calçados e roupas esportivas com preços elevados). De 1988 até o fim de 1991 a Reebok ampliou sua distribuição para 129 países ao redor do mundo.

 1986 - GL 6000 

 Em 1989 a Reebok apresenta a tecnologia Pump, dando um enorme passo para estabelecer-se na área de tecnologia de performance. A tecnologia do sistema, um processo patenteado, compunha-se de câmaras infláveis que podiam ser ajustadas as necessidades do usuário. A princípio foi utilizada nos tênis de basquete e ginástica e posteriormente em calçados para a prática do tênis, entre outros esportes. Com o lançamento e sucesso da linha de calçados Pump, a Reebok redirecionou seu marketing para a performance associada com estilo.

 1989 - Reebok Pump

No começo nos anos 90 a Reebok lança a Reebok Fitness, divisão de equipamentos de ginástica da marca, a partir do lançamento de um produto, que ao longo do tempo, se tornou um equipamento de ginástica de alta credibilidade e eficiência para exercícios cardiovasculares: o Step. A partir de uma lesão no joelho, Gin Miller, um professor de educação física, desenvolveu um sistema de treinamento para sua recuperação, que era baseado em exercícios a partir de degraus no quintal de sua casa. Este foi o começo para a produção do Reebok Step, artigo responsável por revolucionar os treinamentos físicos, conquistando clubes e academias em todo o mundo. A Reebok passava então a desenvolver não só calçados e vestuário, mas também equipamentos inovadores para a prática de exercícios físicos.

 
Reebok Step Vídeo

Em 1992, a Reebok iniciou uma mudança de sua imagem, antes voltada somente para a prática da ginástica e exercícios físicos (Fitness e Exercisses), lançando linhas para o futebol americano, futebol, baseball, basquete, track and field e outros esportes, aumentando sua presença esportiva internacional com novos estilos de tênis e acessórios para a prática de inúmeras modalidades esportivas. Essa mudança surtiu resultado na Olimpíada de Atlanta em 1996, onde 30% dos atletas utilizavam produtos com a marca Reebok.

 Reebok ERS - Energy Return System

Além disso, a marca desenvolveu importantes tecnologias para aumentar o desempenho, entre elas a GraphLite (uma estrutura composta de grafite desenhada para suportar arcos leves), Dynamic Cushioning (um solado desenhado para acolchoar calçados para exercícios de caminhada) e a Hytrel foam (um material durável para acolchoamento e adequado para pular). Esta década marcou o início de uma estratégia importante para a exposição da marca britânica: os grandes contratos publicitários com atletas de nome como o jogador de basquete Allen Iverson e a tenista Venus Williams. Os contratos com grandes Ligas Profissionais começaram em 2001 com a NBA (durou até 2006) e em 2002 com a NFL (Liga Profissional de Futebol Americano), para licenciar produtos das equipes profissionais.

 Reebok GraphLite

 Reebok  Dynamic Cushioning

Em 2006 a Reebok foi vendida por US$ 3.8 bilhões para a alemã Adidas. Demissões, reposicionamento de marca e revisão de metas de crescimento fizeram parte do projeto de resgate de uma empresa apática quanto à evolução do setor. Seus tênis de US$ 60 eram vendidos em supermercados americanos ao lado de meias e shorts de poliéster made in Taiwan. Além disso, completamente desmotivados, os departamentos de design e gestão de produtos criavam produtos de pouco impacto em um mercado louco por inovação. O trabalho dos alemães da Adidas foi árduo e custoso, mas conseguiu reerguer e reestruturar a então combalida Reebok no mercado mundial. A partir de 2008, a Reebok iniciou o lançamento de seu comércio on-line em vários países do mundo.

Reebok Zigreturn XT

 Reebok Emporio Armani

 Reebok Capitão América


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