30 de mar. de 2012

A história dos tênis - Adidas

As origens da marca datam do início da década de 20 quando Adolph Dassler iniciou um pequeno negócio, na cidade alemã de Herzogenaurach, no coração da Francônia, ao norte de Nüremberg, produzindo malas militares e calçados esportivos como forma de sustentar sua família. A velha lavanderia de sua mãe foi logo convertida em uma modesta oficina de 18 metros quadrados. Mas o jovem fanático por esportes precisaria ser muito criativo para trabalhar nos difíceis anos do pós-guerra, sem dispor de máquinas, eletricidade ou materiais adequados. Inicialmente, o negócio era parecido com o de qualquer outro sapateiro, mas ele nunca desistiu de seu sonho e da paixão por desenvolver calçados esportivos duráveis para proteger os atletas de lesões. Todos os calçados eram de couro e feitos à mão.

1920 - Primeiro calçado esportivo

Após um período difícil de inflação e desemprego, seu irmão, Rudolf, juntou-se ao negócio em 1924. Os irmãos fundaram no dia 1 de julho a “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (em alemão, Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler), inicialmente empregando apenas 12 trabalhadores. Sendo um vendedor treinado, Rudolf era responsável principalmente por tarefas administrativas, enquanto Adolf concentrava-se no desenvolvimento e na produção. Em pouco tempo, trabalhando dia e noite em sua oficina ampliada, os irmãos e seus funcionários conseguiam produzir 50 calçados por dia. Em 1925, Dassler obteve suas primeiras patentes: uma para um calçado de corridas com cravos forjados a mão, e outra para uma chuteira de futebol com travas. Tudo motivado pela idéia que o guiou durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o calçado adequado para o esporte que praticava. O sucesso dos modelos serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu calçados esportivos específicos para outras modalidades. Em 1927 os irmãos alugam suas primeiras instalações e rapidamente a produção sobe para 100 calçados por dia.

 1925 - Chuteira de futebol com travas

 1927 - Cravos para curta distância

Utilizando sua própria experiência e a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar seus calçados, já em 1928 alguns esportistas alemães disputaram os Jogos Olímpicos de Amsterdã utilizando sapatos especiais da oficina dos irmãos Dassler. No ano seguinte, a empresa produz suas primeiras chuteiras de futebol, com solado de couro e travas combinadas com uma “barra de estabilização”. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, o alemão Arthur Jonath tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma medalha usando calçados Dassler, tendo conquistado o bronze nos 100 metros rasos – o endosso que faltava para os irmãos empreendedores. Nesta década, a oficina produzia, com a ajuda de 100 funcionários, aproximadamente 30 modelos de calçados para 11 disciplinas esportivas diferentes, incluindo patins com quatro rodas.

 1937 - Patins

Nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, atletas usando calçados Dassler conquistaram nada menos que 40 medalhas de ouro, incluindo quatro do lendário atleta americano negro Jesse Owens. O ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, mandou confiscar a fábrica dos irmãos. Com o país em escombros após o conflito, os irmãos retomam o controle de seus negócios. Durante este período, eles encontraram enormes dificuldades para manter o negócio em funcionamento. A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra lona de barracas, couro de luvas de baseball e borracha utilizadas pelos americanos para a fabricação de seus calçados. Foi neste momento que os irmãos, devido a divergências, especialmente políticas, resolvem seguir caminhos distintos. Rudi fundou a Puma. Adi criou a adidas (escrita com letras minúsculas mesmo) com apenas 47 funcionários. O nome deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de seu sobrenome Dassler.

 1946 - Calçado com lona de barraca no cabedal e restos de tanques de combustível no solado

A busca por uma imagem que chamasse a atenção, para tornar seus calçados mais reconhecidos à distância, culminou com o famoso design das três listras, surgindo assim um dos logotipos mais famosos do mundo. A marca adidas foi registrada somente em 18 de agosto de 1949. Também neste ano, as três listras são registradas oficialmente como marca comercial da adidas. Adi então, concentra seus esforços na criação de novas chuteiras de futebol. O resultado: são fabricadas as primeiras chuteiras de futebol com travas de borracha moldada ajustáveis. Nos Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952, a adidas foi a marca de calçados esportivos mais utilizada. Foi neste evento que surgiram os primeiros calçados de corrida com travas removíveis.

 1949 - Chuteira com travas de borracha ajustáveis

Outro acontecimento marcante para a adidas que ocorreu nesta olimpíada foi a conquista de três medalhas de ouro por Emil Zatopek nos 5.000m, 10.000m e maratona, utilizando calçados da marca. A conquista do Campeonato Mundial de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da marca adidas: na legendária partida final contra a Hungria, conhecida como “a batalha de Berna”, os jogadores da seleção alemã calçavam leves chuteiras de cano baixo com travas de náilon parafusáveis especialmente desenvolvidas por Adi Dassler. Nesta época a empresa já produzia mais de 450.00 pares de calçados todos os anos. Foi nos Jogos Olímpicos de Melbourne em 1956 que Horst, filho de Adi, deu início ao marketing esportivo moderno. No evento, 75% dos atletas que conquistaram medalhas utilizavam calçados da marca adidas.

1954 - Chuteira de cano baixo com travas de nylon parafusáveis

No final desta década, em 1959, o estabelecimento e a construção de uma fábrica na França foi a primeira tarefa atribuída a Horst, filho de Adi. Nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, Wilma Rudolph, apelidado de “Gazela Negra”, ganhou três medalhas de ouro no atletismo utilizando calçados com travas para curta distância. As três listras se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa

1960 - Travas para curta distância

1960 - Calçado chamado "Itália" em homenagem aos Jogos Olímpicos

 1962 - Agasalhos e bolas com a marca Adidas

Em 1972, o tradicional chinelo Adilette é introduzido no mercado, tornando-se um dos maiores clássicos da marca alemã. No mesmo ano, é desenvolvido um calçados para corrida com meia-sola que possuía uma combinação de pele de tubarão e poliamida para proporcionar maior tração. Adi Dassler nunca se cansou, até morrer em 1978, de buscar o modelo perfeito da chuteira, do tênis e das bolas, o que se traduz em mais de 700 patentes e modelos registrados em todo o mundo.

  1970 - Primeira bola Adidas utilizada em uma copa do mundo chamava-se "Telstar"

 1972 - Adilette

1972 - Calçado com pele de tubarão e poliamida para maior tração

Nos anos 80, a empresa passa a ser dirigida pela mulher de Adolph Dassler, Kathe Dassler e seu genro Alf Bente que lançam a chuteira chamada "Copa Mundial" que se torna a mais vendida de todos os tempos no mundo todo. Em 1984, com o falecimento de Kathe, a empresa passa para o filho Horst Dassler.

 1980 - A chuteira "Copa Mundial"

A história da empresa apresentada em sua página oficial na Internet está incompleta. Talvez por que esteja indiretamente ligada a escândalos financeiros. Tudo começou após um período de sérios problemas depois da morte repentina do filho de Adolf Dassler, Horst, em 1987 aos 51 anos, quando a empresa foi comprada em 1989 por Bernard Tapie, um famoso empresário que fez fortuna resgatando empresas quase falidas, desmantelando-as e vendendo-as parte por parte, por 1.6 bilhões de francos franceses (US$ 320 milhões), dinheiro este originário de empréstimos.

Ao assumir o comando da empresa ele decidiu mudar a produção para o continente asiático, onde a mão-de-obra era abundante e barata. Também contratou a cantora Madonna para divulgar a marca no mundo. Porém, em 1992, não conseguiu pagar os juros de seu empréstimo. Então, pediu ao banco Crédit Lyonnais para vender a empresa. Ao invés disso, o banco acabou comprando a Adidas, o que é normalmente proibido pelas leis francesas. Aparentemente, o banco estatal tentou fazer um favor ao polêmico empresário, tentando livrá-lo dos problemas, já que ele era ministro de Assuntos Urbanos no governo francês da época. Esquecendo por que o banco realmente comprou a adidas, ele mais tarde processou-o, porque se sentiu lesado pela venda. Em fevereiro de 1993, o banco vendeu a empresa alemã para Robert Louis-Dreyfus, um amigo do próprio Bernard Tapie (e primo de Julia Louis-Dreyfus do famoso seriado de TV Seinfeld). Robert se tornou o novo presidente da empresa. Ele também era presidente do time de futebol Olympique de Marseille, ao qual Tapie era intimamente ligado. O próprio Tapie foi à falência em 1994, sendo alvo de diversos processos, principalmente relacionado à manipulação de resultados no futebol. Condenado, passou seis meses na prisão La Santé em Paris em 1997 depois de ter sido sentenciado à 18 anos. Robert Louis-Dreyfus foi muito bem sucedido administrando a adidas até 2001. Admitidamente, seu grande segredo foi simplesmente copiar o que a Nike e a Reebok faziam.

 1984 - Calçado para maratonas com micro computador acoplado, o Marathon Training

1988 - É lançado o Torsion, sistema de solado ainda hoje utilizado em alguns modelos da Adidas

No início dos anos 90, a marca resolveu investir na junção do esporte com o mundo da moda, lançando produtos antigos e clássicos com uma nova interpretação. Fundindo-se com o grupo francês Salomon, especializado em equipamentos para a prática de esqui na neve, em 1997, após uma fase de fracassos financeiros, a então Adidas-Salomon passou a congregar a maior variedade do mundo em artigos esportivos, que eram vendidos sob diferentes marcas, em um total de 600 modelos de calçados e 1.500 peças de confecção. A adidas também comprou as empresas Taylormade Golf e Maxfli, permitindo assim a concorrência com a Nike Golf. Em 2005, ano em que vendeu a marca Salomon, a empresa deu um grande passo para tentar recuperar o mercado mundial de equipamentos esportivos ao comprar a tradicional inglesa Reebok por US$ 3.5 bilhões.

 1991 - Linha Equipament de produtos esportivos profissionais de alto desempenho contendo calçados e roupas

 1993 - Linha Originals

No ano seguinte executou outra manobra ousada ao pagar cerca de US$ 400 milhões para ser patrocinadora oficial da liga de basquete americana (NBA).

Adidas Basquete - Adipower Howard 2

Em 2008, a empresa inaugurou uma gigantesca loja com 3.170 m² distribuídos por quatro andares, a maior da marca alemã, na cidade chinesa de Pequim, que servirá de modelo para futuras lojas nas principais capitais cosmopolitas do mundo.

Adidas Store - Pequim

Em 2011, a marca inaugurou sua primeira Core Store em São Paulo, no shopping Pátio Higienópolis. O conceito pretende atingir tanto os consumidores de produtos esportivos, quanto os clientes comuns, que buscam apenas as coleções da marca. Com essa loja, a adidas passou a contar com 11 lojas em São Paulo, seis a mais que Nova Iorque e sete a mais que Londres.

Adidas Porsche Design Sport

AdiZero Rose 2.5

Vigor Trail      

Fontes:

Um comentário:

Rochele Melo disse...

Professor Marco Antônio e Jhuly, excelente blog! Muito interessante! Parabéns!!