29 de fev. de 2012

Mortalidade por câncer entre trabalhadores de fábrica de pneus na Itália

Um estudo publicado por Journal of Occupational and Environmental Medicine mostra uma investigação sobre a mortalidade entre trabalhadores de uma fábrica italiana de pneus de borrachas entre 1954 e 2008.

Foram pesquisados 6.246 homens. Os dados sobre o emprego e empregado foram obtidos de registros pessoais, considerando que o estado vital e causas de morte foram verificados pelas autoridades locais. Foram computadas taxas de mortalidade padronizada (SMR) usando taxas de certificação de morte nacional e regional.

Resultados: A mortalidade foi significativamente menor do que o esperado para todos os cânceres (SMR = 79) e todas as causas (SMR = 85). O SMR mostrou 99 mortes para o câncer de estômago, 78 para o pulmão, 121 para a bexiga urinária, 116 para Linfoma e 89 para a leucemia, nenhum significativo. Mortalidade menor surgiu para cânceres da cavidade oral e faringe (SMR = 45), esôfago (SMR = 29), colorectal (SMR = 71), fígado (SMR = 57) e nos rins (SMR = 33).

Conclusões: Este estudo mostrou que não há um risco excessivo de câncer entre os trabalhadores de pneu de borracha do sexo masculino empregados após 1954.

Autores: Pira, Enrico MD; Pelucchi, Claudio ScD; Romano, Canzio MD; Manzari, Marco MD; Negri, Eva ScD; Vecchia, Carlo La MD


Nenhum comentário: