A história começou no dia 1 de setembro de 1949, quando o senhor Kihachiro Onitsuka fundou sua empresa de calçados esportivos com o nome Onitsuka Co., produzindo tênis para basquete na sala de estar da sua casa na cidade de Kobe no Japão. Os primeiros tênis de basquete tinham a cara de um tigre desenhado no arco do pé, que acabou se tornando uma marca registrada da nova empresa. Nessa época os produtos eram comercializados com a marca Onitsuka Tiger.
1951 - Onitsuka Tiger para Basquete
Em 1951, uma ideia brilhante fez o sucesso bater na porta de Onitsuka. A inspiração de um novo tênis de solado com referência nas ventosas de um polvo trouxe-lhe a conquista de 50% do mercado japonês.
Em 1953 um trabalho em conjunto com maratonista Tooru Terasaw resultou em um tênis que não desenvolvia bolhas nos pés; e em 1957 o corredor Abebe Bikila, conhecido por correr sempre descalço começou a utilizar os calçados Onitsuka Tiger e já em sua primeira corrida com o trouxe a vitória e o consequentemente um enorme aumento de visibilidade para a jovem marca japonesa.
1953 - Marathon Tabi
Era o início da diversificação de produtos da empresa e a estreita relação com o atletismo e as corridas. Nos anos seguintes, foram introduzidos calçados para novas modalidades esportivas como vôlei e corridas longas, especialmente maratonas, e a primeira fábrica da empresa foi inaugurada.
1955 - bota para luta
Em 1964, Phil Knight e Bill Bowerman fundaram a Blue Ribbon Sports, primeira distribuidora dos tênis Onitsuka Tiger no território americano. Em 1971, esse contrato seria encerrado e a empresa se transformaria na NIKE. Em 1966, com a explosão do futebol no Japão, a empresa resolveu lançar sua primeira chuteira para a prática do esporte. Apesar da diversificação de produtos para outras práticas esportivas, a marca começava a dominar o segmento de materiais para atletismo e corrida. No começo dos anos 70, aproximadamente 70% dos principais corredores mundiais utilizavam tênis ASICS. Pouco depois a empresa estabeleceu sua primeira subsidiária no continente europeu, localizada na Alemanha. Nesta época a empresa havia crescido bastante, e passou então a fabricar não somente calçados esportivos como também roupas e acessórios.
1960 - Nippon 60 para a delegação japonesa nas olimpíadas de Roma
1966 - Limber Leather para a delegação japonesa nas olimpíadas do México e o começo do uso das listras
Em 21 de julho de 1977 a empresa se fundiu com a GTO e a JELENK para constituir oficialmente a ASICS CORPORATION, formada agora por sete grandes unidades fabris. O nome ASICS foi baseado no famoso ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano”, que quando traduzido expressa o antigo ideal “Mente sã, corpo são” (A Sound Mind In a Sound Body). Formando o acrônimo dessa frase, a ASICS foi fundada a partir da crença de que a melhor forma de criar um estilo de vida saudável e feliz é promover saúde e condicionamento físico totais. Nesse mesmo ano, os produtos ASICS foram introduzidos nos Estados Unidos trazendo com eles uma história de desempenho atlético e avanços tecnológicos, filosofia que permanece verdadeira e fiel até os dias de hoje.
1970 - Runspark: primeira sapatilha japonesa para atletismo com travas removíveis
Na década de 80, o lançamento do sistema ASICS GEL revolucionou a linha de produtos da empresa, que contava agora com uma tecnologia avançada, para absorção de choque e impacto. Na década seguinte a ASICS teve um forte crescimento no mercado internacional, especialmente na França, Itália, Reino Unido (onde forneceu material esportivo para tradicionais equipes inglesas como Coventry City, Blackburn Rovers, Newcastle United, Leeds United, Aston Villa e Bradford City) e Holanda. Em 2008, inaugurou sua primeira loja própria fora do Japão, localizada na cidade de Londres. No ano seguinte, além de inaugurar o ASICS SPORTS MUSEUM, localizado perto de sua sede em Kobe, a marca inaugurou sua primeira loja própria em Nova York, que se juntou a unidades já existentes em Tóquio e Londres.
1980 - Propagando do Asics Gel
Em 2006 foi o lançamento do ASICS GEL-KINSEI (expressão japonesa que significa “estrela dourada”), um tênis para corrida extremamente revolucionário com tanta tecnologia quanto uma nave espacial. O calçado, que levou quase sete anos para ser desenvolvido, tem absorção de impacto completada por maior impulsão, ajudando o corredor a conseguir maior velocidade com menos esforço. O produto foi eleito o modelo de tênis de corrida mais avançado do planeta.
Asics Gel-Kinsei 2
Em 2010 é selecionado pela terceira vez consecutiva como o melhor tênis do mundo pela edição internacional da revista Runnerss World, o modelo GEL-KAYANO™, ganha sua décima sexta versão, com atualizações tecnológicas inéditas. Entre as principais inovações está a introdução da Linha de Orientação (Guidance Line). Concebido e executado de maneira simples, este novo elemento é formado por um sulco vertical que passa pela sola e que imita o centro de pressão ideal do pé no ciclo da pisada. Ao dividir a modelagem dessa forma, a Linha de Orientação permite que a parte frontal do pé seja repartida promovendo um percurso mais eficiente no ciclo da pisada. Do começo ao fim da corrida, esta tecnologia ajuda a assegurar um percurso idêntico no ciclo da pisada a cada passada, assim a eficiência é mantida mesmo sob fadiga.
Gel Kayano
Atualmente a marca é considerada a maior autoridade quando o assunto é corrida: sua linha de produtos possui os mais avançados e revolucionários tênis do segmento no mundo.
Fonte:
Um comentário:
Asics *___________*
excelente blog, esclareceu todas as minhas dúvidas.
Postar um comentário