A empresa foi fundada em 1906, na cidade de Belmont, estado americano de Massachusetts, pelo imigrante inglês William J. Riley, na época um jovem garçom de apenas 33 anos, com o nome de New Balance Arch Company, para produzir calçados com palmilhas e arcos ortopédicos sob prescrição médica, utilizados para corrigir problemas e aliviar dores de pessoas que passavam o dia todo trabalhando em pé. Seu projeto tinha melhor ajuste e proporcionava uma sensação superior do que qualquer outro calçado disponível no mercado, e já em 1909, Riley estava listado no catálogo comercial de Boston como “sapateiro”.
Primeiras palmilhas da New Balance
Dezenove anos mais tarde, Riley projetou seu primeiro tênis esportivo para o clube de corrida de Boston conhecido como Boston Brown Bag Harriers. Em 1934, ele firmou uma parceria com seu melhor revendedor, Arthur Hall, que começou a vender os calçados New Balance para outros segmentos, especialmente aqueles onde as pessoas ficavam muitas horas em pé como policiais, bombeiros e garçons.
Primeiro tênis feito para uma corrida, com sola crepe e couro de canguru
Porém com o passar do tempo, começou a receber encomendas de atletas para que confeccionasse tênis para atletismo que se moldassem aos pés. A empresa então começou a criar e fabricar tênis sob medida, para todo tipo de pé, incrementando suas vendas consideravelmente. Riley se inspirou nos pés das galinhas e no seu balanço perfeito para criar, em 1938, o primeiro tênis de corrida da marca. O modelo de corrida com travas foi desenvolvido e feito à mão pela empresa para o atleta Dan McBride. Mais tarde, em 1940, o atleta competiu com um par de tênis feito de couro preto de canguru com solas de borracha na Corrida de Reddish Road, Jamaica Plain, Massachusetts.
Fabricação dos tênis feita a mão
Modelos fabricados sob medida para atletismo
O sucesso desse calçado espalhou-se rapidamente, e em 1941 a New Balance estava criando calçados personalizados para corrida, beisebol, basquete, tênis e boxe. Em 1954, Arthur Hall vendeu o negócio para sua filha e seu genro, Eleanor e Paul Kidd.
Eleanor e Paul Kidd
Os arcos de sustentação e indicação de calçados foram a base dos negócios da empresa até 1960 quando foi desenvolvido o Trackster, primeiro tênis de corrida feito com uma sola ondulada e disponível em diversas larguras, uma característica que iria se tornar o padrão para os produtos New Balance. O modelo logo se tornou o tênis mais escolhido por técnicos de corrida das faculdades americanas e dos diretores de atividades físicas da YMCA (conhecida aqui no Brasil como Associação Cristã de Moços). A partir deste momento a empresa tomaria um novo rumo na fabricação de calçados. Durante esta década, a reputação da New Balance cresceu através da indicação de profissionais especializados e da propaganda em massa. Isso só foi possível em virtude da fabricação de calçados de alta performance e inovação com disponibilidade em diversas larguras. Em poucos anos, a produção de tênis esportivos se tornou o elemento básico para a New Balance se expandir, inclusive internacionalmente.
New Balance Trackster
Na década de 70 a empresa foi comprada por James “Jim” S. Davis, que atualmente é o único dono e chairman da New Balance, por irrisórios US$ 100 mil. Nesta época a empresa empregava um punhado de funcionários que produziam 30 pares de tênis diariamente em uma garagem na cidade de Watertwon em Massachusetts. Deste momento em diante começou um dinâmico desenvolvimento da empresa, com a construção de uma rede de distribuição, e principalmente com o lançamento do modelo 320, que logo se tornou campeão de vendas nos Estados Unidos e colocou a New Balance entre as melhores produtoras de tênis esportivos do mundo.
Fabricação do New Balance 320
New Balance 320
A marca ganhou enorme visibilidade em 1975, quando o atleta Tom Fleming, conquistou o primeiro lugar na maratona de Nova York competindo com um par de New Balance 320. Em outubro do ano seguinte, no Prêmio Mundial de Corredores, o tênis de corrida 320 era o primeiro no ranking. Esse sucesso foi de extrema importância para que a empresa expandisse sua linha de calçados, com muitas opções de cores, estilos e tamanhos. Na década de 80, época em que a marca iniciou a comercialização de seus produtos no Brasil, começou a desenvolver a série 990 de tênis para corrida. Muitos modelos da série, como o 996, 997, 998, 999, 1200, 1500 e 1600 fizeram um sucesso enorme e se tornaram ícones no segmento, contribuindo e muito para a imagem de qualidade e superioridade da New Balance no mundo inteiro.
Anos 80
Em meados dos anos 90 o faturamento da empresa já ultrapassava US$ 221 milhões. Em 1998, ao adquirir a empresa Dunham Bootmakers, a NB ingressou no mercado de calçados “outdoor” (para prática de esportes ao ar livre), expandindo assim seu território de atuação. Nos anos seguintes a empresa cresceu, principalmente no mercado internacional, aumentou consideravelmente sua linha de produtos, licenciou sua marca para outros segmentos e se transformou em uma das mais respeitadas marcas americanas.
Em 2009 a NB lançou uma campanha, denominada “New Balance Creative Contest”, que pretendia retomar o seu estilo “young” e “cool” diante dos seus entusiastas. A marca estava preparando o lançamento de dois novos modelos – o 576 e o 1700 – e para isso introduziu um concurso para as pessoas que estivessem interessadas na customização destes novos modelos, enviarem suas “propostas artísticas”. Para garantir a participação do maior número de interessados, a marca propôs colocar os melhores trabalhos no mercado, em lojas do mundo inteiro – ao todo, 600 pares de cada estilo.
New Balance 1700
New Balance 1080
New Balance Minimus
Fontes:
Mundo das Marcas
New Balance
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