25 de mai. de 2012

A história dos tênis: Olympikus


A Olympikus nasceu de um problema de sazonalidade de produção dos calçados femininos que a Calçados Azaléia S.A. enfrentava todos os anos. Devido à troca das estações, a indústria gaúcha ficava sem pedidos nos meses de janeiro e fevereiro e junho e julho. A pergunta que o fundador da empresa, Nestor de Paula, se fazia era justamente como preencher estes vazios; afinal, precisava manter sua estrutura girando e pagando seus funcionários.

Em 1975 o governo militar brasileiro acabara de instituir a educação física obrigatória nos colégios e abria-se um forte mercado consumidor para tênis. Nestor de Paula enxergou neste fato a solução para seu problema de sazonalidade. Propôs a grandes escolas brasileiras que recomendassem seus tênis como parte do uniforme obrigatório; em troca, colocaria o nome da escola nos tênis. Surgia aí a linha de tênis da Calçados Azaléia S.A. O próximo passo seria colocar um nome que não conflitasse com o da linha de sapatos femininos chamada Azaléia.

De Paula acabara de retornar de uma viagem de férias com sua família pela Europa, onde achou muito interessante o nome e o logotipo da companhia aérea grega Olympic Airlines. Da inspiração do berço dos Jogos Olímpicos surgia o nome da nova linha de produtos Olympikus.

Para atender à necessidade de um tênis resistente a todas as provas a que uma criança no colégio submete o seu calçado, foi criado o modelo colegial, com sola de borracha, cabedal em couro, com o objetivo de ser robusto o suficiente para durar até as próximas férias. Desta maneira haveria mercado para os tênis no início do ano e nas férias de julho, justamente os buracos de produção da Azaléia. As mães adoraram. Já as crianças encaravam-no como o tênis que a sua mãe escolheu, o que mais tarde acarretaria problemas para a marca.


Além da preocupação com a qualidade intrínseca, havia também a necessidade de dar aceitação social para a marca. É desta época o envolvimento da marca com o nascimento do surfe profissional brasileiro, esporte que era a principal referência de moda para os jovens brasileiros da década de 80. A Olympikus foi a patrocinadora dos primeiros circuitos profissionais de surfe e um dos patrocinadores do filme Menino do Rio, totalmente voltado à temática do surfe.

No final dos anos 80, o mercado é sacudido pela chegada das marcas internacionais e dos primeiros tênis importados. Foi uma revolução. De repente os consumidores não queriam mais um tênis prático e confortável de uma marca companheira, queriam um tênis para a prática de esportes de uma marca “americana”. Nessa época, o Brasil vivia o início da abertura da economia e havia um desejo muito grande de experimentar coisas antes inacessíveis. Além do que, os tênis que chegavam eram incomparáveis em termos de tecnologia com os fabricados no país.



A Calçados Azaléia S.A., sabedora de impossibilidade de competir com os produtos das marcas internacionais, e respaldada pelo desempenho da divisão de calçados femininos, decidiu tirar a marca Olympikus do mercado. Destacou um grupo de profissionais para estudar este novo mercado e determinar a viabilidade de o grupo competir com estes novos entrantes. Durante quatro anos este grupo de profissionais percorreu o mundo em busca de tecnologia de produção, maquinário, fornecedores de matéria-prima e design para poder relançar a marca no mercado.

Ficou claro que o consumidor queria um tênis que tivesse tecnologia para a prática de esportes, falasse uma linguagem internacional, a mesma que ele passava a ter acesso via televisão a cabo que acabara de chegar ao Brasil e estivesse sendo usado por atletas conhecidos que ele via na TV.

No início de 1994 a Azaléia relança a “nova” Olympikus para atender estes consumidores. Com novos produtos, adaptados à nova realidade e inspirados nos dos concorrentes e com novo posicionamento, a Olympikus agora seria uma marca esportiva internacional com produtos voltados à prática de esportes de alto rendimento.

Em 1995 a Olympikus entrou literalmente nas quadras patrocinando um super time de vôlei que marcou época, com os melhores atletas brasileiros: o time Olympikus de vôlei. O investimento da marca no esporte tinha várias justificativas: o vôlei tinha acabado de conquistar, nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil em esportes coletivos, desfrutava de grande popularidade entre os jovens e contava com uma base de praticantes dos dois sexos, possibilitando um excelente canal de comunicação da marca com esses públicos.

A associação com o esporte também permitiu a Olympikus vincular-se a conceitos como saúde e bem-estar e, ao buscar se especializar na produção de materiais de alta qualidade para a prática esportiva, estimular a disseminação desses conceitos. Dois anos depois, em 1997, iniciou com a Confederação Brasileira de Voleibol, uma das mais fortes e lucrativas parcerias do esporte brasileiro, que dura até os dias de hoje, com muitas vitórias e conquistas inéditas. A Olympikus passou a ser então a marca oficial da CBV, apoiando e patrocinando o melhor time de vôlei do mundo. A Olympikus deixava de ser apenas uma marca de tênis e passava a ser uma marca de artigos esportivos, produzindo uniformes e vestuários de alto desempenho com os mais sofisticados materiais e a mais avançada tecnologia.

Líder absoluto em vendas, líder em lembrança de marca e líder nas quadras e nas pistas, a Olympikus ainda preparava mais um grande salto. Na década de 90, a marca se uniu a grandes nomes do esporte como Claudinei Quirino (atletismo), Gustavo Borges (natação), Vanderlei Cordeiro (maratona) e Mauren Maggi (atletismo), passando a ser patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e do Comitê Olímpico Brasileiro em 1999.

Claudinei Quirino desfila com o novo uniforme olímpico, desenhado pelo estilista Alexandre Herchcovitch

 
 Tênis de Claudinei Quirino em 2000
 
 
 Tênis de Mauren Magi em 2000

2001 - Olympikus Gravitor

No ano seguinte, revolucionou o mercado com o lançamento do Tube, uma tecnologia de amortecimento aparente exclusiva da marca. Inspirada nos tubos flexíveis que protegem grandes edificações de cidades como Los Angeles e Tóquio dos efeitos devastadores de grandes terremotos, e proporcionando um amortecimento de alto desempenho, ela pode ser considerada a principal inovação dos produtos Olympikus em toda sua história.

2004 - Olympikus Tube

 Em 2001 a marca apostava todas as suas fichas no atacante da Seleção Brasileira de vôlei Giba, que se tornou um consultor para seus produtos no esporte. Pouco depois, em 2003, foi a vez do técnico Bernardinho se tornar garoto-propaganda da marca. Em 2006, com a marca bem estabelecida no mundo esportivo, a Olympikus marcou presença no segmento urbano com o lançamento da OLK, uma linha de calçados e acessórios casuais, que tinha como principal garoto-propaganda o apresentador Luciano Hulk. Em 2008, a Olympikus esteve presente no maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos. Os uniformes e equipamentos esportivos da marca foram utilizados por toda delegação brasileira e mais sete países participantes. Era uma enorme exposição mundial para a marca brasileira. Além disso, iniciou forte investimento no mercado argentino, dando os primeiros passos para internacionalização da marca. Em 2009 a marca se tornou patrocinadora do Flamengo, assinando o maior contrato da história do futebol sul-americano, aproximadamente R$ 170 milhões.

OLK Regente

Recentemente, em 2010, a marca ampliou sua linha de running de alto desempenho com tecnologia Tube Tech com o lançamento do modelo Tera 2 Prona (para pisada pronada), que tem como principal característica o amortecimento de impacto, presente no calcanhar e na planta do pé; e trouxe o Zomax, um tênis que tinha design totalmente inovador e cores em estilo metalizado, além de possuir em sua base um material termoplástico nobre e resistente, o TPE, que garantia maior amortecimento e propulsão durante as passadas, sendo um enorme sucesso em vendas. Em 2011 mais uma grande novidade: Olympikus Tube Oss, um tênis com tecnologia que acompanha o movimento dos pés através de um sistema de máxima leveza e absorção do impacto.

Olympikus Tube Tech Prona 2 

 Olympikus Zomax Zyon


Olympikus Tube Oss

 Olympikus Flex 

Fontes:


6 comentários:

Unknown disse...

Nao tem mais este modelo eu amei o meu quando comprei ele

Unknown disse...

O vermelho com branco

Unknown disse...

Consigo nos tempos de hoje o modelo do claudiney quirino?

Unknown disse...

Gosto muito dos tenis da olimpikus,leve confortavel e moderno,aqui em casa todos temos,e não fica atrás em nada para os importados

Anônimo disse...

Avia um modelo que ele era em couro parecido com camurça ele vinha em dois modelos couro preto e camurça marrom ele era muito confortável Que pena que não colocaram a foto desse modelo.

Anônimo disse...

Tive o privilégio de ver de perto dentro da empresa a ascensão da olimpikus nos anos 90.. quem viveu esse momento jamais esquecerá! Obrigado Sr. Nestor Herculano de Paula pelos servicos prestados aos colaboradores e ao município de Parobé