A Grendene, uma das maiores fabricantes mundiais de calçados, anuncia o balanço do primeiro trimestre de 2012, com resultados positivos. A receita líquida subiu 25%, passando de R$ 316,7 milhões para R$395,8 milhões. A produção totalizou 40,8 milhões de pares (32,9 milhões de pares no 1T11), com lucro líquido de R$82,1 milhões – um crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2011 (R$63,5 milhões). A distribuição de dividendos será de R$58,9 milhões, 30,7% superior ao 1º trimestre de 2011 (R$45,1 milhões).
O EBIT passou de R$35,2 milhões para R$55,4 milhões, um crescimento de 57,4%. As margens Bruta, EBIT, EBITDA e Líquida também aumentaram, 470 bps, 290 bps, 250 bps, e 60 bps, respectivamente. Os números positivos foram decorrentes da já esperada recuperação da demanda iniciada no quarto trimestre de 2011, e que teve continuidade no 1T12 com incremento de 32,2% de pares de calçados entregues ao mercado interno (26,5 milhões de pares) e 11,0% de aumento do número de pares ao mercado externo (14,2 milhões de pares) no 1T12 vs. 1T11.
No mercado interno, a elevação do salário mínimo, a desoneração tributária e um portfólio mais ajustado à conjuntura econômica permitiram à Grendene ganhar mercado. Os negócios no mercado externo foram reforçados pela entrega de pares na Argentina, referentes a pedidos de 2011 entregues no 1T12. A fabricante mantém a liderança nas exportações pelo décimo ano consecutivo: 43,5% do total de calçados exportados do País, neste período, são da Grendene.
Sobre o mercado externo, o diretor de relações com investidores da Grendene, Francisco Schmitt, pontua que no futuro as taxas de crescimento da exportação devem ser mais modestas do que as observadas nos últimos anos. ‘As receitas de exportação devem diminuir a participação na receita bruta total, o que deve ter um efeito positivo na margem bruta, já que os preços praticados no mercado interno são maiores do que os praticados no mercado externo’, reforça.
Em 2012, a expectativa da companhia é que o consumo de calçados no Brasil se recupere da queda de cerca de 8% registrada em 2011. ‘O mercado continuará muito disputado, mas a Grendene tem demonstrado grande capacidade de competição, tanto no mercado interno quanto no internacional. Nossa orientação continuará sendo o aprimoramento das margens através de ganhos de produtividade e venda de mix de produtos de maior valor agregado’, destaca Schmitt.
Mantendo a estratégia de participar em grandes eventos, em 2012 a Grendene esteve presente em diversas feiras no Brasil como: Fashion Rio, Couromoda e São Paulo Fashion Week e no exterior na Agenda em Long Beach, Surf Expo em Orlando, Bread & Butter em Berlin, Tranoi, Premiere Classe em Paris, FN Platform, Magic, Project e S.L.A.T.E em Las Vegas, Coteric/Sole Commerce em New York, Pere em Londres, Micam em Milão, Smota em Miami, CPM em Moscou, GDS em Dusseldorf e Rooms 24 em Tokyo.
No dia 08 de fevereiro de 2012 inaugurou mais uma loja-conceito, a Galeria Melissa NY, localizada na 102, Greene St, Soho em Nova York, com o objetivo de aproximar ainda mais a marca do mercado Americano.
O EBIT passou de R$35,2 milhões para R$55,4 milhões, um crescimento de 57,4%. As margens Bruta, EBIT, EBITDA e Líquida também aumentaram, 470 bps, 290 bps, 250 bps, e 60 bps, respectivamente. Os números positivos foram decorrentes da já esperada recuperação da demanda iniciada no quarto trimestre de 2011, e que teve continuidade no 1T12 com incremento de 32,2% de pares de calçados entregues ao mercado interno (26,5 milhões de pares) e 11,0% de aumento do número de pares ao mercado externo (14,2 milhões de pares) no 1T12 vs. 1T11.
No mercado interno, a elevação do salário mínimo, a desoneração tributária e um portfólio mais ajustado à conjuntura econômica permitiram à Grendene ganhar mercado. Os negócios no mercado externo foram reforçados pela entrega de pares na Argentina, referentes a pedidos de 2011 entregues no 1T12. A fabricante mantém a liderança nas exportações pelo décimo ano consecutivo: 43,5% do total de calçados exportados do País, neste período, são da Grendene.
Sobre o mercado externo, o diretor de relações com investidores da Grendene, Francisco Schmitt, pontua que no futuro as taxas de crescimento da exportação devem ser mais modestas do que as observadas nos últimos anos. ‘As receitas de exportação devem diminuir a participação na receita bruta total, o que deve ter um efeito positivo na margem bruta, já que os preços praticados no mercado interno são maiores do que os praticados no mercado externo’, reforça.
Em 2012, a expectativa da companhia é que o consumo de calçados no Brasil se recupere da queda de cerca de 8% registrada em 2011. ‘O mercado continuará muito disputado, mas a Grendene tem demonstrado grande capacidade de competição, tanto no mercado interno quanto no internacional. Nossa orientação continuará sendo o aprimoramento das margens através de ganhos de produtividade e venda de mix de produtos de maior valor agregado’, destaca Schmitt.
Mantendo a estratégia de participar em grandes eventos, em 2012 a Grendene esteve presente em diversas feiras no Brasil como: Fashion Rio, Couromoda e São Paulo Fashion Week e no exterior na Agenda em Long Beach, Surf Expo em Orlando, Bread & Butter em Berlin, Tranoi, Premiere Classe em Paris, FN Platform, Magic, Project e S.L.A.T.E em Las Vegas, Coteric/Sole Commerce em New York, Pere em Londres, Micam em Milão, Smota em Miami, CPM em Moscou, GDS em Dusseldorf e Rooms 24 em Tokyo.
No dia 08 de fevereiro de 2012 inaugurou mais uma loja-conceito, a Galeria Melissa NY, localizada na 102, Greene St, Soho em Nova York, com o objetivo de aproximar ainda mais a marca do mercado Americano.
Destaques do resultado do 1T12.: Principais indicadores econômico-financeiros:
A empresa manteve as metas para o período 2011-2015: Crescimento da
receita bruta a uma taxa composta média (CAGR) entre 8% e 12% nos cinco
anos (2011 – 2015). Crescimento lucro líquido a uma taxa composta média
(CAGR) entre 12% e 15% nos 5 anos (2011 – 2015). A Grendene tem por
objetivo manter neste período as despesas de propaganda e publicidade em
média entre 8% e 10% da receita líquida. A Grendene primeiramente
divulgou estas metas para o período 2008-2013 e, posteriormente,
estendeu a previsão de crescimento até 2015. Schmitt destaca que os
resultados obtidos de crescimento desde o 1T08 até o 1T12 foram de 11,1%
a/a para a Receita Bruta e 19% a/a para o lucro líquido, superando
largamente, até este trimestre, a meta de crescimento do lucro líquido.
Fonte: Portal Fator Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário