27 de abr. de 2012

A história dos tênis - Fila

A história da marca data do ano de 1911 quando a empresa foi fundada pelos irmãos Fila na pequena cidade de Biella, próxima a Milão na Itália e nas sombras dos belos Alpes italianos. Inicialmente a empresa começou confeccionando roupas íntimas para as pessoas da região. 

 1911 - Fila era uma empresa têxtil

Sob o comando de Enrico Frachey, a empresa somente ingressou na área esportiva em 1973, após adquirir experiência no mercado têxtil durante décadas. Foi nesse ano que a empresa lançou sua primeira linha esportiva de roupas para a prática do tênis, esporte em que a Fila estaria intimamente ligada nas décadas seguintes. Essa primeira linha era chamada de “White Line” e ao contrário do que o nome pode sugerir, as roupas eram coloridas, uma novidade para o conservador e clássico mundo do tênis na época. 

1973 - White Line

O tenista sueco Björn Borg foi o primeiro a vestir uma roupa esportiva da marca Fila apenas com a primeira letra da marca, que anos depois, ficaria tão conhecido quanto as listras da Adidas ou os símbolos da Nike e Puma.

1973 - Logo da Fila criado por Sergio Privitela 

 Tenista Bjorn Borg vestindo Fila 

 O sucesso feito pela inovadora linha de roupas, mais a imagem associada ao tenista Björn Borg, além de Guillermo Vilas, levaram a marca a ser conhecida no mundo todo. Posteriormente a empresa ingressou em esportes como esqui na neve e esportes aquáticos. Em 1976 lançou a famosa “Sail Cloth Jacket”, uma jaqueta única, 100% em cóton, com enchimentos nos ombros e cotovelos, para ser utilizada em alpinismo. Foi também neste mesmo ano que a marca italiana começou a ganhar notoriedade no esqui. No início da próxima década, a marca italiana introduziu no mercado sua primeira coleção fashion. 

 Sail Cloth Jacket

Somente em 1983 a Fila introduziu no mercado o primeiro tênis e a primeira sandália da marca. Em 1988 voltou a atrair a atenção mundial ao assinar patrocínio com o tenista alemão Boris Becker, que se tornou sua principal estrela nos anos seguintes.

Tênis Fila nos anos 80

A marca italiana desembarcou no Brasil nesta década através do patrocínio de grandes atletas como os tenistas Fernando Meligeni e Fernanda Alvesa, além do envolvimento com o grupo de corredores quenianos, conhecidos por colecionar vitórias em provas de resistência no atletismo. Foi também nesta década que a marca italiana ingressou no mercado americano. 

 Fernando Meligeni vestindo Fila

Em 1993, o recordista mundial dos 10 mil metros, Moses Tanui, correu a maratona de Nova York, vestindo roupas e tênis Fila. O mercado americano mostrou interesse nos calçados da empresa, que obteve uma explosão de vendas entre 1992 a 1996, especialmente em virtude dos tênis para a prática de basquete. Em 1996 a Fila ingressou no mundo do futebol assinando contrato com o italiano Franco Baresi, jogador do Milan e considerado um dos melhores defensores da história. No ano seguinte começou a vestir equipes de futebol com seus uniformes.



Fila nos anos 90

Em 1997 reforçou sua linha de acessórios com o lançamento de sua primeira coleção de relógios. A linha de roupas e tênis para corridas ganhou ênfase no ano de 1999. Durante toda essa década, a marca italiana reforçou sua imagem patrocinando atletas como o esquiador italiano Alberto Tomba, a tenista Monica Seles e o queniano Paul Tergat, além de eventos esportivos importantes. No início do novo milênio a Fila resolveu focar seus produtos nas linhas de corridas, casual, outdoor (para prática de esportes de aventura), tênis e basquete. 

Fila anos 90

Em 2001 foi inaugurada em Milão sua primeira loja própria, batizada Fila Sport Life. Posteriormente outras unidades seriam inauguradas em cidades cosmopolitas como Nova York, Roma, Londres e Tóquio. Pouco depois, em 2003, a marca foi comprada pela americana Sport Brands Internacional, do grupo Cerberus, exceto a unidade da Coréia do Sul que atuava sob licença. Porém, em 2007, a subsidiária coreana adquiriu por US$ 400 milhões o comando mundial da empresa.

 Fila 2001

A partir de 2008, a Fila passou a ser a marca esportiva oficial do campeonato de tênis de Wimbledon, um dos mais tradicionais do mundo. Durante os cinco anos de contrato, a marca forneceu uma gama de calçados das linhas de performance e casual para os participantes do torneio. O acordo fazia parte da estratégia global de investimentos em campeonatos de tênis e jogadores de elite, como Svetlana Kuznetsova, Agnes Szavay, Dmitry Tursunov, Janko Tipsarevic, Andreas Seppi e Marin Cilic. 

Fila Wimbledon

A parceria marcou ainda o lançamento da nova geração de tênis para a prática do esporte, o Fila Alfa Wimbledon. Cada detalhe do calçado foi especialmente desenhado para proporcionar mais conforto e desempenho para o atleta. Recentemente a Fila resolveu reviver o glamour dos anos 70, e lançou uma nova coleção baseada em roupas e acessórios da época. A marca decidiu reavivar os clássicos depois que colocou alguns itens em exposição nas suas lojas, recebendo uma resposta fantástica dos consumidores.

  Fila Alfa Wimbledon

Em 2011, ano em que a Fila completou o seu centenário, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a ser contemplado com a loja-conceito da marca. A Fila Store, localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo, conta com um espaço para coleções exclusivas e importadas, além de apresentar como diferencial um ambiente harmonioso e sofisticado. A loja foi inspirada na história da grife italiana e conta com dois ambientes, um voltado para a linha de esporte – performance, e o outro voltado para a coleção style – casual.

 Fila Store

Fontes:

 

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