13 de abr. de 2012

A história dos tênis - Converse


Tudo começou no mês de fevereiro de 1908 quando Marquis Mills Converse, um respeitado ex-gerente de uma firma de calçados esportivos, depois de sofrer um tombo em uma escada, decidiu criar sapatos com sola de borracha para evitar derrapagens e escorregões, e fundou a empresa The Converse Rubber Company na cidade de Malden, estado americano de Massachusetts, tendo como objetivo produzir tênis com solado de borracha para homens, mulheres e crianças. 

 The Converse Rubber Company

Um ano mais tarde 15 empregados produziram seus primeiros pares de tênis, que eram vendidos diretamente para lojas na cidade de Boston. Pouco depois, em 1910, a empresa já empregava 360 pessoas, produzia 4.000 pares de tênis por dia e possuía 14 representantes de venda promovendo seus produtos. Foi somente em 1915 que a empresa passou a produzir os primeiros pares de tênis para a prática de esporte em geral.

 1915

 Pouco depois, em 1917, a história da Converse começaria a mudar quando ela lançou no mercado o primeiro modelo de tênis para a prática de basquete. Confeccionado com lona, com sola grossa e biqueira de borracha, o novo modelo chamado Converse All Star, se tornaria um dos calçados esportivos mais famosos de todos os tempos. 

 1920

Em 1921, Charles “Chuck” Taylor, jogador universitário que logo se tornou profissional, juntou-se a Converse e colocou novas idéias para uma versão do All Star. Ele mudou o desenho da sola para criar mais tração, adicionou uma proteção no calcanhar para melhorar o apoio e proteção ao tornozelo dos jogadores. Lançado em 1923, o Converse All Star com sua assinatura foi um sucesso instantâneo, sendo o único tênis usado por todos os jogadores de basquete, quer seja profissional ou universitário. O tênis foi o primeiro modelo produzido para o mercado de massa norte-americano.

 Converse All Star Chuck Taylor
 No ano de 1933 a empresa foi comprada pela família Stone. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa passou a produzir sapatos especiais, tecidos protetores e acessórios para as forças armadas americanas. O design básico, o conforto, a durabilidade e funcionalidade foram características que determinaram a escolha do Converse All Star como calçado oficial do exército americano durante o conflito. 

 Modelo para soldados do exército americano 

  Modelo para pilotos americanos na Segunda Guerra Mundial

Depois de terminada a guerra a Converse continuou desenvolvendo sua linha de tênis. No período de 1946 a 1949, inaugurou duas grandes fábricas na região de New Hampshire para atender a crescente demanda por seus produtos. Em 1953 inaugurou a Coastal Footwear Corporation na cidade de Canovans em Porto Rico, iniciando assim seus primeiros passos para a expansão internacional.

 Converse All Star para corridas

Com o surgimento do Rock & Roll nesta década, seus seguidores utilizavam uma espécie de uniforme: jaqueta de couro, calça jeans e tênis de cano alto. E foi justamente por causa dos fãs do Rock & Roll que a Converse e seus tradicionais tênis de cano alto, divulgados com o slogan “It’s Converse for Comfort” se tornaram ainda mais populares nos Estados Unidos. 

  Anos 50 - Elvis Presley usando Converse

Nos anos 60 a marca promoveu seus tênis como parte do autêntico estilo de vida americano nas escolas e faculdades. Foi também nesta década, em 1966, que por pressão das equipes profissionais de basquete, a Converse começou a produzir o famoso All Star em outras cores, além da tradicional preta e branca. Em 1972 a Converse foi comprada pela Eltra Corporation que tinha a intenção de expandir ainda mais o negócio, explorando a popularidade da marca All Star.

Esta década foi a mais difícil na história da Converse, pois com o incremento das importações e o alto custo das matérias-primas, a empresa precisou cortar custos fechando várias fábricas e finalizando algumas linhas de produtos. Para piorar ocorreu o surgimento no mercado americano de outras marcas rivais como Puma, Nike, Adidas, e posteriormente a Reebok, onde justamente a Converse praticamente reinava absoluta.

 1976 - Chuteira Converse

 1977 - Converse para luta livre


No final desta década, em 1979, a empresa foi vendida novamente para a Allied Corporation. Durante este período suas vendas e lucros aumentaram significativamente. Em 1983 lançou ações na Bolsa de Valores e em 1986 foi comprada pela Interco Incorporated. Nesta época a empresa lançou no mercado a linha Converse The Weapon, composta por tênis para basquete em couro branco de cano alto com várias combinações de cores, semelhantes às das equipes da liga profissional americana.

 
 Converse - Basquete

Depois de anos com as vendas em declínio, a empresa acabou pedindo concordata em janeiro de 2001 e foi adquirida pela Nike no dia 9 de julho de 2003 por US$ 305 milhões, que comprou a Converse basicamente pelo valor da marca All Star, um produto que é o oposto dos tênis da Nike: sem tecnologia o tênis é um dos mais simplórios do mercado. Muito mais que uma marca, ao comprar a Converse a Nike passou a ser proprietária de um ícone que há mais de um século faz sucesso tanto dentro como fora das quadras esportivas. 

 Catálogo de 1976

 1981 - Modelo Arizona

Em 2008, a empresa abriu sua divisão de Skateboard que, no Brasil, oferece mais de 30 modelos de tênis exclusivos para os skatistas. 

 Modelo para skate

Atualmente a empresa tem sua principal linha de produto direcionada para basquete e skate e centrada na marca All Star.

All Star clássico

Fontes:

Nenhum comentário: