18 de mai. de 2012

A história do tênis - Nike

Bill Bowerman era um treinador de atletismo nacionalmente respeitado na Universidade de Oregon, que estava constantemente buscando meios de dar a seus atletas uma vantagem competitiva. Ele fez experiências com diferentes superfícies de pistas, bebidas para reidratação e - mais importante - inovações nos calçados de corrida. Mas os fabricantes de calçados de renome dos anos 50 ignoraram as ideias que ele tentou lhes oferecer, então Bowerman começou fazer calçados para seus corredores.

Bill Bowerman

Phil Knight era um corredor talentoso de meia distância de Portland, que se inscreveu no Oregon no outono de 1955 e competiu pelo programa de atletismo de Bowerman. Ao se formar em Oregon, Knight ganhou seu MBA em finanças da Universidade de Stanford, onde ele escreveu um artigo que sugeria que calçados de corrida com qualidade poderiam ser fabricados no Japão os quais competiriam com as marcas alemãs mais consagradas. Mas suas cartas para os fabricantes do Japão e Ásia não foram respondidas, então Knight tentou a sorte.

Phil Knight

Ele fez uma visita inesperada a Onitsuka Co., em Kobe, Japão, e convenceu o fabricante dos calçados Tiger a torná-lo um distribuidor dos calçados de corrida nos Estados Unidos. Quando o primeiro conjunto de amostra de calçados Tiger chegou, Knight enviou vários pares para Bowerman, esperando fazer uma venda. Em vez disso, Bowerman surpreendeu Knight oferecendo-se para ser seu sócio, e apresentar suas ideias de projetos de calçados para a Tiger.

Tênis Tiger da Onitsuka vendido pelos sócios naquela época

Bill Bowerman e Phil Knight apertaram as mãos para formar a Blue Ribbon Sports, penhoraram 500 dólares cada um e fizeram seu primeiro pedido de 300 pares de calçados em janeiro de 1964. Knight vendia os calçados do porta-malas de seu Plymouth Valiant verde, enquanto Bowerman começava a rasgar os calçados Tiger para ver como ele poderia torná-los mais leves e melhores, e recrutava seus corredores da Universidade do Oregon para testar as suas criações. Basicamente, o alicerce do que ser tornaria a Nike tinha sido estabelecido.

Blue Ribbon Sports
 
Bill modificou o tênis Tiger incorporando a primeira entressola completamente acolchoada, inovação radical para a época. O tênis caiu no gosto do público e tornou-se o modelo da Tiger mais vendido em 1968. A dedicação à corrida era tanta que ambos sentiram a necessidade de um tênis que pudesse contribuir para a melhoria do desempenho do atleta. Bowerman decidiu então, em 1970, testar um solado de forma inusitada, mas que acabou dando certo: em sua cozinha despejou borracha na chapa de waffles da esposa para criar um solado melhor, mais leve e durável. Surgia então um tênis com uma sola leve e ondulada, muito mais aderente e considerada revolucionária para a época. Começaram então a produzirem seus próprios tênis.

Sola waffle

Os novos tênis com a primeira entressola inteiriça da história, que seriam produzidos inicialmente no México, precisavam de uma marca. Isto aconteceu no ano de 1971, quando a jovem estudante de design gráfico, Carolyn Davidson, criou por míseros US$ 35 o famoso símbolo da marca, chamado Swoosh. O nome Nike surgiu logo depois e foi por sugestão de Jeff Johnson, ex-rival de Phil nas pistas de atletismo e primeiro funcionário da Blue Ribbon Sports, que havia sonhado com a Deusa grega da vitória, “Niké” (pronuncia-se niqué). Diziam os gregos que a Deusa podia voar e correr em grandes velocidades. E nada mais apropriado para a nova marca que surgia.

 Primeiro desenho do logo da Nike

A primeira aparição oficial da marca em eventos esportivos foi em 1972, nas classificatórias olímpicas realizadas no Oregon. Os atletas da maratona que usaram o tênis Nike Cortez classificaram-se entre o 4º e o 7º lugar, enquanto os atletas da marca Adidas conquistaram os primeiros três lugares. Para promover a marca, a empresa confeccionou camisetas distribuídas durante as eliminatórias, sendo o primeiro item de vestuário da Nike. Desde os corredores até fãs e juízes usaram as camisetas. Foi neste mesmo ano que o Canadá se tornou o primeiro país estrangeiro a receber os produtos da marca.

 Steve Prefontaine, primeiro garoto propaganda da Nike 

 O Nike Cortez foi primeiro tênis produzido pela empresa, confeccionado em náilon e camurça, e que desde então se tornou um símbolo dentro da Nike. O tênis foi batizado com o nome do conquistador espanhol que dominou o México no século XVI. Desde gangues em Los Angeles, descendentes de mexicanos, motoqueiros, grafiteiros, artistas e roqueiros.

1972 - Nike Cortez 

A Nike iniciou os anos 80 com o pé direito, graças ao lançamento bem sucedido da tecnologia Nike Air no tênis de corrida Tailwind em 1979. No final de 1980, a Nike concluiu sua comercialização na Bolsa e tornou-se uma sociedade anônima (empresa de capital aberto). Isso deu início a um período de transição, onde vários dos antigos pioneiros da Nike decidiram mudar para outras atividades. Até Phil Knight abdicou da presidência por mais de um ano em 1983-1984, embora ele permanecesse como presidente do conselho de administração e CEO (diretor-executivo).

 Nike Air

Em toda empresa sempre existe um produto que marca literalmente sua história. Revolucionário, pioneiro e campeão de vendas. Na Nike não foi diferente. Ela não seria o que é hoje se não fosse o Nike Air. Esta tecnologia revolucionária e exclusiva de amortecimento começou a ser desenvolvida em 1978, oferecendo excelente amortecimento e maior leveza aos atletas. A bolsa de ar era embutida na entressola do tênis, oferecendo uma solução durável, leve e versátil. Como a bolsa de ar não era visível, sua existência era indicada pela palavra AIR. Este sistema foi desenvolvido por Frank Rudy, um ex-engenheiro da NASA e maratonista. Após aperfeiçoamentos necessários, em 1979 foi lançado no mercado o Nike Tailwind. Essa tecnologia não parou de ser desenvolvida, até que em 1987 surgia finalmente o famoso Nike Air pelas mãos do ex-atleta Tink Hatfield que projetou o modelo que revolucionaria o mercado. A força bruta e repetitiva do esporte poderia ocasionar sérios danos ao corpo e ao desempenho do atleta. Para absorver e dispersar a força destes impactos, a Nike desenvolveu bolsas de grande volume, compostas por câmaras de ar. A bolsa de ar, agora visível, facilitava a identificação do produto.

1979 - Nike Tailwind

Em meados dos anos 80, a Nike decaiu de sua posição de líder da indústria, em parte porque a empresa tinha calculado muito errado o boom da aeróbica, dando aos novos concorrentes um campo quase totalmente aberto para aumentar os negócios. Felizmente, a estreia de uma nova assinatura de tênis para um novato da NBA de nome Michael Jordan em 1985 ajudou a fortificar o lucro final da Nike.

1985 - Nike Air Jordan

Em 1987, a Nike preparou um grande produto e uma campanha de marketing criada para recuperar a liderança da indústria e diferenciar a Nike de seus concorrentes. O ponto central foi o Air Max, o primeiro calçado Nike a apresentar Nike Air bags que eram visíveis. A campanha foi representada por um anúncio de TV inesquecível cuja  trilha sonora era a gravação original de “Revolution” dos Beatles.

1987 - Comercial: Nike Air

Um ano depois, a Nike baseada em seu sucesso da campanha “Revolution” lançou uma ampla e fortalecedora série de anúncios com a tagline  “Just do it.” A série incluía  três anúncios  com um jovem atleta chamado Bo Jackson, que assinou os benefícios  de um novo tênis cross training. Em 1989, o comércio da Nike cross-training explodiu, graças em parte ao anúncio incrivelmente popular da campanha “Bo Knows”. No final da década, a Nike havia reconquistado sua posição como líder da indústria, a primeira e única vez que uma empresa da indústria de calçados/vestuário conseguiu tal façanha. A Nike nunca mais abandonou essa posição.

1989 - Nike Air Cross Training

Depois de passar por um período difícil entre 1993 e 1997, devido a um plano de expansão e acusações de utilização de mão de obra infantil em suas fábricas no continente asiático, o que levou a uma forte queda nas vendas e consequentemente no faturamento, a Nike se reposicionou: “decidimos que éramos uma empresa de artigos esportivos e não apenas uma empresa de calçados”, afirmou Phil Knight tempos depois.
Embora a Nike desenvolvesse calçados e roupas para golfe e futebol por diversos anos, os meados dos anos 90 indicavam um aprofundamento no compromisso, de verdadeiramente sobressair-se nestes esportes. Em 1994, a Nike assinou contrato com vários jogadores individuais daquele que seria o vencedor da Copa do Mundo, o time Brasileiro. Em 1995, assinou com o time todo, e começou a projetar o uniforme inconfundível do time. A Nike também assinou contrato com os times de futebol masculino e feminino dos Estados Unidos, assim como com muitos times pelo mundo.

1994: Chuteira Nike Tiempo

Em 1996, a Nike Golf ganhou um jovem jogador de golfe imensamente talentoso, mas ainda não conhecido chamado Eldrick “Tiger” Woods por 5 milhões de dólares por ano. Os concorrentes riram e os críticos zombaram da “loucura” da Nike, até que Tiger ganhou o Masters de 1997 com um recorde de 12 tacadas. Ninguém está rindo agora.

Tiger Woods

A Nike também começou a investir no ciclismo, incluindo um jovem ciclista promissor que aparentava estar no seu caminho ao sucesso até que foi diagnosticado com câncer. Ele perdeu a maioria de seus patrocinadores, mas a Nike escolheu ficar com ele. Em 1999, a retorno incrível de Lance Armstrong resultou no primeiro do que seriam (viriam a ser) sete títulos consecutivos do Tour de France.

 Lance Armstrong 

A Nike celebrou o novo milênio com um novo sistema de amortecimento de calçado chamado Nike Shox, que estreou durante Sydney em 2000. O desenvolvimento do Nike Shox finalizou mais de 15 anos de perseverança e dedicação, já que os projetistas da Nike trabalharam nessa ideia até que a tecnologia funcionasse.

2000: Nike Shox

No mês de fevereiro de 2002 anunciou a compra da marca de roupas e equipamentos de surfe Hurley. No ano seguinte, comprou a fabricante do tradicional tênis All Star, a Converse, por US$ 305 milhões. A compra da marca All Star iria ajudar a ocupar um espaço que a marca ainda não havia conseguido se fixar: tênis de preço mais acessível. Nesta época, a Nike se tornou verdadeiramente uma marca global, com o faturamento mundial superando o do mercado americano.

 2005: Nike Free - tênis que permite total sensibilidade e flexibilidade em alto desempenho.

A campanha Joga Bonito, lançada em 2006, foi um sucesso mundial para a Nike. Nela, o ex-jogador francês Eric Cantona, frustrado com os aspectos negativos do futebol, cria uma emissora para transmitir seu próprio manifesto defendendo os atributos que podem salvar o esporte que ele ama: honra, garra, habilidade, alegria e espírito de equipe. Para tanto, ele contou com a ajuda de craques como os brasileiros Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno, o francês Thierry Henry e o inglês Wayne Rooney. O sucesso da campanha foi refletido em números: a marca vendeu mais de 2.4 milhões de uniformes e aproximadamente 23 milhões de pares de chuteiras em todo o mundo, consolidando assim uma posição de liderança, ao lado da rival Adidas, no mercado de futebol. Em 2007 surpreendeu o mundo ao adquirir por US$ 582 milhões a tradicional Umbro, marca britânica com uma sólida herança e com uma profunda experiência no esporte mais popular do mundo e no maior mercado de futebol do planeta, acirrando ainda mais a guerra com a rival Adidas.

2006: Nike Air Max 3060 - um tênis revolucionário que não possuía entressola, apenas ar.

Em 2008, os Jogos Olímpicos na China serviram de palco para a apresentação da tecnologia Flywire, que permitia mudar a forma como calçados eram projetados, reduzindo ao mínimo a quantidade de tecido necessária para estruturar o tênis. Essa avançada tecnologia consumiu sete anos para ser desenvolvida e se inspirou em pontes suspensas, que utilizam cabos para dar solidez às suas estruturas. Em vez de se apoiar em camadas de tecidos para estruturar o calçado, o sistema usa a costura de fios finos e super-resistentes. Além de permitir a combinação de leveza com resistência, o Flywire utiliza um método de produção com máquinas de costura automatizadas. Os primeiros pares de tênis usando o sistema foram apresentados nas pistas de corrida das Olimpíadas da China. Hoje, ele é usado em vários produtos, inclusive os tênis de basquete.

 Nike Zoom Structure Triax+ 15 com tecnologia Flywire

Atualmente a Nike trabalha com duas grandes categorias de produtos: Performance (produtos para uso esportivo) e Sports Culture (produtos para uso casual inspirados no esporte). Por tudo isso, a Nike pertence àquele escasso time de empresas reputadas por revolucionar o setor em que operam. Maior fabricante mundial de artigos esportivos, a empresa foi pioneira no movimento de terceirização da produção, que acabou por se tornar um padrão global. Sem fábricas próprias, a Nike passou a se concentrar na inteligência de marketing, design e inovação. Também transformou sua marca em um ícone mundial ao casar cultura popular com esportes e elevar o culto ao atleta a um ponto nunca antes imaginado. Nesse processo, criou o marketing esportivo moderno e produziu uma legião de milionários e vitoriosos. Tênis inspirados em pontes. Laboratórios que aplicam tecnologia espacial. Funcionários livres para treinar a qualquer hora do dia. A Nike é realmente uma empresa diferenciada.

Nike Huarache Free

Nike Mercurial Vapor III

Nike Mag, tênis usado por Marty McFly em De Volta para o Futuro 2

Fontes:
Mundo das Marcas
Nike Inc
Nike Media

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